domingo, 5 de julho de 2009

Começando a Investir

Ok.
Quero entrar nesse mundo de ações. Estou disposto a entender um pouco mais sobre esse "novo" negócio que todos estão falando. Minha primeira pergunta: - Afinal de contas, o que é a Bolsa de Valores?

Bolsa de Valores é muito parecido com um mercado ou uma feira. Um espaço físico onde compradores de laranja, batata, abacaxi e salsinha se encontram com os vendedores desses mesmos produtos. Negociam sobre os preços e fecham um negócio. No caso da Bolsa de Valores, ao invés se negociar leguminosas ou frutas, nós negociamos Ações e outro papéis.

E o que são ações?

Ações são pedacinhos da empresa. Um título de propriedade que o torna dono de uma empresa.

Como assim? Se eu comprar uma ação do Bradesco, eu viro dono do Bradesco?

EXATAMENTE. Voce vira um dos donos do Bradesco.
Lembre-se que isso não te dá o direito de ir entrando na agencia e mandando em todo mundo. A função do dono da empresa é, junto, com os outros donos, escolher um presidente pra empresa, e este sim, dar as ordens aos funcionários e definir estratégias para a empresa obter o maior lucro possível e assim remunerar melhor os donos da empresa. Ou seja, quem tem ações do banco.

Então, deixa ver se entendi? Eu vou virar dono de uma grande empresa brasileira, e quanto mais ela lucrar, mais eu lucrarei tambem? ISSO

Perae, mas e se ela tiver prejuízo?
Olha que legal. Se ela tiver lucro, ela distribui entre os sócios. Se ela tiver prejuízo, voce não tem nada a ver com isso. Interessante né.

Por que é arriscado investir em ações?

Voce acha arriscado se tornar um dos sócios da Petrobrás ou da VALE. Se o Eike Batista te convidar a ser sócio dele em uma de suas mineradoras, voce aceitaria? Imagina voce como um dos donos do Banco do Brasil ou do ITAÚ. Acha arriscado?

Voce será um investidor. Se agir como tal, certamente terá excelentes retornos. As empresas brasileiras tem um potencial de crescimento incrível, e voce pode fazer parte desse crescimento.

Me interessou. Como Começo?

2 comentários:

  1. Adorei!!!!!!!!!
    Muito bom.....
    Abraços

    Marco

    ResponderExcluir
  2. Esse tipo de trabalho é muito importante para que as pessoas, leigas ou não, passem a entender a proposta da educação financeira. Investimento não é só poupança. Precisamos ser mais "agressivos" e, por consequência, ter mais vantagens em nossas ações.
    Parabéns

    ResponderExcluir